domingo, outubro 29, 2006

OS PIRATAS andam aí...

Este livro de Manuel António Pina envolve-nos, desde o primeiro capítulo, no mundo encantatório de uma história que se abre, lentamente, como baú que guarda um tesouro a descobrir, num apelo à imaginação, à magia de acreditar em mundos (im)possíveis, fazendo acordar em nós as crianças que fomos, que somos, que seremos ainda enquanto guardarmos dentro de nós a capacidade de sonhar.

Palavra ao livro:
“Há pessoas que não acreditam em ilhas. Acham que as ilhas são coisas inventadas, em que só se acredita quando se é criança. Por isso, chega um dia em que julgam que já não são crianças e deixam de acreditar em ilhas.
Outras pessoas pensam que uma ilha é uma terra rodeada de mar e de névoa por todos os lados. Todavia, no meio da névoa, dentro da ilha, está-se em muitas mais coisas que numa terra, pode até estar-se num sítio desconhecido dentro de nós. Chamo-me Manuel e vivo numa ilha, ou uma ilha vive em mim, não tenho a certeza, uma ilha rodeada de mar e de névoa por todos os lados, principalmente pelo lado de dentro.”


Passa a palavra aos leitores:
Os Piratas é um livro interessante, pois mostra-nos que os sonhos, por vezes, são confundidos com a realidade. Gostei de lê-lo e aconselho a todos que o leiam.
Cátia Oliveira, 9º A

Este livro de Manuel António Pina tem ilustrações de Manuela Bacelar, que vão ilustrando os capítulos. Este livro leva-nos dentro dos sonhos: fala de um rapaz que vivia numa ilha e teve um sonho com piratas.
Sílvia Borges, 9º A

É um livro interessante, pois joga com a imaginação de uma personagem, o que por vezes torna a história difícil de perceber. Contudo gostei de o ler.
Tânia Pereira, 9º Ano

Gostei do livro porque a história era interessante. É um bocado complexo porque há uma altura em que se confunde o sonho com a realidade da personagem.
Margarida Pereira, 9º A

É um livro interessante, com uma história simples e fácil de perceber. Gostei de lê-lo.
Inês Machado, 9º A

Sem comentários: