terça-feira, outubro 17, 2006

Um escritor "inventão"



O poeta Manuel António Pina nasceu em 1943, licenciou-se em Direito pela Universidade de Coimbra, mas é jornalista de profissão, do Jornal de Notícias, no Porto, colaborando também em outras publicações, como o Jornal de Letras, o Expresso ou o Diário de Lisboa.
É autor de "livros para crianças", a que normalmente se chama literatura infanto-juvenil, todavia as suas páginas também se abrem para os adultos que sabem ler com a imaginação, que não se perderam da sua infância interior.
Algumas dessas obras ocupam um lugar especial na estante das minhas emoções: O Pássaro da Cabeça (1983); História com Reis, Rainhas, Bobos e Galinhas (1984); Os Piratas (1986); O Inventão (1987); O Têpluquê e Outras Histórias (1995); O Livro de Desmatemática (1997); Histórias que me contaste tu (1999). Os seus livros têm uma dimensão poética e um sentido de humor inconfundíveis. Só os li depois de adulta, já era "criança grande" (ou nem por isso...), e neles mergulhei numa infância sem tempo, que fica para além de todas as idades, perto e distante, no fascinante mundo das histórias.
E não sou só eu que gosto dos seus livros, como o comprovam os vários prémios recebidos, entre os quais o Prémio Gulbenkian de Literatura para Crianças, em 1987, com o seu livro O Inventão, e uma Menção do Prémio Europeu de Literatura Juvenil Pier Paolo Vergerio - Itália. Já foi traduzido para galego, espanhol e dinamarquês e algumas das suas obras foram adaptadas para cinema e televisão.
Podes encontrar livros deste autor na Arca dos Livros, que um dia destes poderás abrir numa Aula de Substituição. Deixa-te embalar pelas palavras mágicas deste "inventão" de histórias e descobre "o misterioso poder que as palavras têm para fazer sentido".
Prof. Inês de Castro

Sem comentários: