sexta-feira, fevereiro 16, 2007

Concurso «À descoberta do livro»

Mais uma vez fizemos da Biblioteca um espaço de encontro com os livros. Percorremos com o olhar as estantes, à procura do título certo, folheámos as páginas dos livros, à procura da página exacta, e, por fim, as mais persistentes lá encontraram o "livro-mistério" de Fevereiro:

Ana Maria Pereira, 4º E
Patrícia Pereira, 6º A




Desta vez, escolhemos para "livro-mistério" um livro de António Torrado:



O MANEQUIM E O ROUXINOL



Um livro de pequenos contos, onde se conta a história do arrogante Manequim e do bonito Rouxinol que acaba por abrir as asas para a liberdade, mas também d' «O caracol caracolinho», d' «O chapéu-de-chuva mágico», e de muitas outras personagens.



O autor escreve poesia, ficção e textos dramáticos, muitos deles já traduzidos para outras línguas. É considerado um grande contador de histórias e um dos escritores mais produtivos na área da literatura para crianças e jovens. E, por isso, foi-lhe atribuído, em 1988, o Grande Prémio Calouste Gulbenkian de Literatura para Crianças «pela qualidade do conjunto da sua obra literária».



Um dos livros de António Torrado que encontrarás na Biblioteca é Filhos de Montepó, recomendado para o 4º ano de escolaridade pelo Plano Nacional de Leitura, mas que pode ser também uma boa opção de leitura para os jovens do 2º e 3º ciclos. Experimentem lê-lo (há três exemplares). E depois comentem-no. Cá estaremos à espera das vossas opiniões...









1 comentário:

Anónimo disse...

o livro baseia-se naquilo que as pessoas acham importante ser alguem na vida mas que na verdade os estudos não são tudo para saber de cultura, cada um é como é, existe sonhos e capacidades de cada um de nós.....