sexta-feira, fevereiro 23, 2007

O novo projecto do clube LerArtes

No início do segundo período, andámos à volta de vários livros, em busca daquele que nos levaria à aventura do teatro, do texto ao palco, do texto às emoções. O Principezinho, de Saint-Exupéry, O Senhor Valery ou outro dos "Senhores" de Gonçalo M. Tavares, O Colar, de Sophia de Mello Breyner Andresen... E acabámos por escolher Leandro, Rei da Helíria, de Alice Vieira. Pensámos, sobretudo, no nosso público: os alunos, desde o 1º ciclo, os outros agentes educativos (pais/encarregados de educação, professores, funcionários da ecola), familiares, amigos, comunidade em geral. E, por isso, resolvemos escolher um texto acessível a todos, que convoca a emoção dos sentimentos humanos e nos contagia com a magia do riso.






Adaptámos parcialmente o texto, para diminuir um pouco a extensão, eliminar algumas "barreiras linguísticas" e fazer a tranposição para um contexto mais actual.
Acreditem que nos temos divertido muito com este novo projecto de encenação, que irá ser apresentado ao público apenas no final do ano lectivo. Para depois ficam alguns pormenores sobre o nosso elenco de actores, as personagens que interpretam e as "cenas" dos ensaios...







Alice Vieira, a autora, é uma das mais conhecidas e aclamadas escritoras portuguesas de literatura infanto-juvenil. Nasceu em 1943 em Lisboa. Licenciou-se em Filologia Germânica pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Sempre foi apaixonada pela escrita e pelo jornalismo, tendo colaborado em alguns jornais e participado também em programas de televisão para crianças.
Já recebeu muitos prémios, destacando-se o Grande Prémio de Literatura para Crianças da Fundação Calouste Gulbenkian, atribuído, em 1996, que reconhece o valor excepcional do conjunto da sua obra. Os seus livros encontram-se traduzidos em diversas línguas e editados em inúmeros países europeus, o que testemunha também o grande sucesso desta escritora.
Tem um rosto muito simpático, não tem? E um olhar que parece mergulhar na alma humana para encontrar nela a matéria de que são feitas as suas histórias, as suas personagens, o seu já vasto mundo ficional.

Algumas obras da autora que encontras na nossa Biblioteca:

1979 - Rosa, Minha Irmã Rosa
1980 – Lote 12 – 2º frente
1982 – Chocolate à chuva
1986 – Flor de mel
1990 – Úrsula, a maior
1999 – Um fio de fumo nos confins do mar
2001 - Trisavó de Pistola à Cinta e outras histórias
2005 – O casamento da minha mãe

Sem comentários: