quarta-feira, março 07, 2007

Brincando à desmatemática

Aliando a celebração da «Semana da Leitura» ao «Dia da Matemática», quisemos festejar esse feliz encontro de duas linguagens – a língua e a matemática – que nos permitem “ler” o mundo, dando um sentido à realidade, decifrando os seus mistérios. E escolhemos fazê-lo através da leitura de textos do Pequeno Livro da Desmatemática, de Manuel António Pina, em que este escritor “inventão” brinca ao jogo da escrita desmontando, ao mesmo tempo, o significado de alguns símbolos matemáticos.



A professora Inês leu os textos, a professora Cidália, no âmbito do Clube de Artes Visuais, concebeu os painéis que ilustram alguns símbolos matemáticos, a Sónia e a Tânia, do 9º B, desenharam o nome da actividade e algumas referências matemáticas no papel de cenário por detrás do palco, a Dona Fernanda e a Cátia, do 9º A, deram apoio logístico.
Mas não quisemos que o público, os alunos dos sétimos anos, ficassem de fora do jogo da “desmatemática”. Por isso, no final da apresentação, foram convidados a escrever também eles um texto em que utilizassem a linguagem matemática. Contos do tipo “Era uma vez…” ou poemas rimados ou “desrimados”. Liberdade total para a desmatemática! O melhor texto será publicado aqui no blog.

Sem comentários: