segunda-feira, março 05, 2007

A instalação perfeita para a «Semana da leitura»



Livros, livros, livros, muitos livros...


De todas as cores, tamanhos, cores, assuntos. Livros que ecerram saberes, teorias, culturas, perspectivas do mundo. Livros que constrõem paredes contra o vazio de ser.











Livros. E dos livros nasce uma casa, o lugar exacto da palavra que se fez livro e do livro que se fez arte. Uma casa. O mundo.






E lá dentro o abismo, a sensação do infindável, de um universo de livros, da biblioteca sem princípio nem fim.





O Projecto BooK Cell, do eslovaco Matej Krén, instalado no Hall do CAMJAP (Fundação de Arte Moderna Azeredo Perdigão) reúne livros editados pela Fundação Calouste Gulbenkian, ao longo dos anos, e repete o procedimento recorrente deste artista: empilhar milhares de livros, criando uma estrutura arquitectónica em que somos convidados a entrar. Neste caso, o efeito dos espelhos provoca uma sensação muito estranha, pela sensação de vertigem, mas absolutamente fantástica. A memória e o saber acumulados nos livros reunidos, fechados e inacessíveis, diversos e preciosos serão potencialmente recuperados no final, quando todos puderem regressar à sua função de ser lidos, mas terão sido entretanto trabalhados como matéria escultórica para a criação de novas formas.

Esta é a instalação que gostava de ter na nossa escola durante esta «Semana da leitura». Mas... não pode ser. Por isso criámos nós as formas com os materiais possíveis. A ver nos próximos dias...

Sem comentários: