sábado, dezembro 15, 2007

Os livros dançam?

«Era uma vez um livro triste. E não era triste pelo que contava nas suas páginas e ilustrações, mas sim porque tinha um desejo imenso de ser lido e muito poucas pessoas pareciam ter vontade de ler. Por isso, era um livro triste, e não se envergonhava de o ser, perguntando mesmo com frequência:
- Se um livro existe para ser lido e a mim não me lêem, como posso eu andar contente da vida?»

(in O livro que só queria ser lido, de José Jorge Letria)

Então, os membros do clube LerArtes resolveram tirar este e muitos outros livros da estante e pô-los a dançar. Este trabalho de encenação - à volta das palavras, dos textos, dos livros, das experiências e da diversidade de gostos de leitura - culminou em duas apresentações públicas: uma no dia 13 à noite, no âmbito da Feira do Livro da escola e outra na Festa de Natal, no dia seguinte.

As "meninas" - a Ângela, a Carina (8º B), a Carina (9º B), a Cátia, a Cristina, a Isa, a Laila, a Liliana, a Lúcia, a Márcia, a Marie-Line e a Mónica - cruzaram leituras e divertiram-se muito, apesar do trabalho intenso das duas últimas semanas. O Luís Faria juntou-se a nós nos últimos dias para ser o nosso livro triste.
Um beijo enorme para vocês, minhas lindas (e lindo...). Divirtam-se muito nas férias e... convidem muitos livros para "dançar" na vossa imaginação.

A prof. Inês de Castro Silva

5 comentários:

Anónimo disse...

ola prof.Ines de castro .

adoramos fazer este teatro consigo, apesar do trabalho que todos nos tivemos correu bem e todos nos divertimos imenso.
beijos para todos os que participaram e em especial para a prof.Ines de castro.


Laila e Lucia 8ºB

Anónimo disse...

Eu achei um teatro muito interessante e com muita piada. As músicas e as personagens foram muito bem interpretadas.

Anónimo disse...

OLA

Eu adorei os ensaios e também o espetaculo.
Eu o que gostei mais foi da espetaculo a noite eu também gostei muito da lucia eu acho que ela estava muito bonita e muito catita bjs Ângela Monteiro

Anónimo disse...

ola
Eu adorei os emsaios porque foram muito divertidos.
Eu tambem gostei muito do espetaculo da noite eu tambem gostei muito da Ângela porque estava muito divertida
bjs Cristina Magalhaes

Anónimo disse...

Olá, olá prof. Inês,

Este teatro foi muito especial talvez pelo facto de ter sido realizado à noite.
Todos os nervos que estavam à flor da pele, os últimos ensaios que pareciam não quererem correr por isso o aumento da ansiedade, ´já era complicado não nos chatearmos à séria umas com as outras, mas quando tudo começou, na cantina da escola, tudo pareceu desaparecer e ficamos só nós mais os nossos livros.
E é verdade os livros dançam e o que neles vem escrito também por isso é que são tão cativantes...
Tenho muitas saudades dos nossos ensaios atribulados que no fim resultaram sempre em sucesso que era afinal o que mais importava...

Um muito obrigada por toda esta experi~encia teatral que podemos viver consigo e com todas as colegas do clube LerArtes e digo já que estou cheia de saudades de representar....

Muitos beijinhos carregados de saudades...

Liliana