domingo, março 21, 2010

Poesia a dias


Ana Hatherly

O PROBLEMA DE SER NORTE
lll
Era um verso com árvores à volta.
Tinha o problema de ser norte
e dia e tão contrário à natureza.
Era um verso sem ar livre
mas com árvores em círculo
e eu no centro, em baixo, nas escadas
de pedra, cheia de verde e de frio
e a pensar que continuo a não entender
a natureza contrária aos meus olhos.
Pois se as árvores são a única
paisagem deste verso, a toda a volta,
e eu no fundo, em baixo, nas escadas
de pedra ainda, se voltando-me, morrendo,
serão elas ainda a única paisagem deste verso,
como poderei amá-las
sem que
lll
um
raro
silêncio ainda
ll
me interrompa?
mmm
Filipa Leal, O Problema de Ser Norte, Deriva Editores
llll
llll
O POEMA
lll
I
ii
Esclarecendo que o poema
é um duelo agudíssimo
quero eu dizer um dedo
agudíssimo claro
apontando ao coração do homem
lll
(...)
ll
Luiza Neto Jorge, Poesia, Assíírio & Alvim

Sem comentários: